Utilização & Manutenção
Esta página apresenta algumas sugestões de como manter seu produto em bom estado de conservação por muito mais tempo.Em caso de dúvidas, entre em contato com a nossa empresa através do:
Telefone: 249 820 380
Email: paulo.rodrigues@cidadepvc.pt
Estaremos sempre à sua disposição para qualquer esclarecimento.
Aconselha-se a evitar o fecho violento de janelas e portas, manipular com prudência os elementos de fecho, com o fim de assegurar um funcionamento suave e cómodo.
Assim mesmo, os elementos de carpintaria foram desenhados para resistir a cargos inerentes ao seu funcionamento pelo que não se deve aplicar a estes outros tipos de cargas como por exemplo, elementos de sujeição de andaimes, elementos de elevação de cargas, equipamentos de ar condicionado sem a supervisão de um técnico competente ou qualquer outro tipo de solicitação mecânica perpendicular ao pano do vidro.
Em caso de trabalhos de manutenção da fachada ou no interior da habitação (limpeza, pintura, reboco,….) é aconselhável proteger o elemento de modo a evitar salpicos ou manchas.
Recomenda-se a limpeza periódica dos elementos em função da poluição ambiental da zona em que se encontra. Nas zonas de alta poluição ambiental, quer seja de origem industrial ou de muito pó transportado pelo vento, recomenda-se uma limpeza mensal a fim de evitar que o pó fino se deposite no elemento, se fixe e dificulte a sua remoção.
ANODIZADO
Para o alumínio colocado em interiores, a limpeza resume-se a uma passagem periódica de um pano limpo.
Uma vez por ano, pode-se limpar com água ensaboada (sabão neutro ou sabão tradicional “Azul e Branco”) e remover com água fria.
Deve-se secar as superfícies lavadas com um pano suave ou camurça.
Para o alumínio aplicado no exterior, a limpeza é importante, pela presença de elementos contaminantes provenientes de fumos industriais.
De salientar que o nível de humidade do ambiente também ataca o tratamento anódico do alumínio.
Dependendo destes fatores, as janelas e portas devem ser limpas periodicamente.
Em casos de ambientes mais agressivos a limpeza deverão ser realizados uma vez por mês.
LACADO
Torna-se necessário efetuar limpezas periódicas do alumínio lacado.
A frequência está em função do meio envolvente da obra.
Em qualquer dos casos, deverá realizar-se pelo menos uma vez por ano.
A limpeza deve efetuar-se utilizando uma solução de 5% de um detergente ou sabão neutro com água.
A limpeza não deve ser executada com os caixilhos expostos diretamente ao sol.
Não utilizar artigos ou produtos de limpeza agressivos (tais como esfregões ou escovas), nem utilizar materiais abrasivos, solventes orgânicos ou detergentes que se desconheça a sua composição química.
Para o PVC a limpeza resume-se a uma passagem periódica de um pano limpo.
Uma vez por ano, pode-se limpar com água ensaboada (sabão neutro ou sabão tradicional “Azul e Branco”) e remover com água fria.
Para terminar, deve-se secar as superfícies lavadas com um pano suave ou camurça.
Nunca usar detergentes com aditivos de polimento nem esfregar com produtos do tipo “scotch-brite”, uma vez que existem riscos muito elevados de se provocar danos irreparáveis na superfície.
No caso dos vidros estes devem limpar-se com produto e meios habituais para essa finalidade.
Em nem um caso deverá utilizar dissolventes que afetam o PVC como a acetona, éter, etc…
Em nem um caso deverá utilizar produtos Calcários que podem danificar os vidros.
Para a manutenção das ferragens que dão movimento á janelas basta, em condições de agressividade atmosférica normais, lubrifica-los uma vez por ano com a finalidade de garantir a sua conservação.
Para isso basta aplicar umas gotas de óleo lubrificante. Recomenda-se o uso de lubrificantes que repelente do pó.
Em caso das juntas de estanquicidade, é aconselhável limpa-las uma vez por ano com um pano impregnando de lubrificante siliconizado para juntas, com a finalidade de manter limpa a superfície e a sua elasticidade.
Nunca usar substâncias inflamáveis ou alcalinas. Tanto no PVC como no vidro são muito sensíveis a estas substâncias e nunca devem ficar sujeitas à influência desse tipo de substâncias. É muito importante lavar de imediato esses elementos com abundante água fria e uma esponja sem poder abrasivo ou um pano macio.
Nunca usar detergentes com aditivos de polimento nem esfregar com produtos do tipo “scotch-brite”, uma vez que existem riscos muito elevados de se provocar danos irreparáveis na superfície.
OBS. Seguir as recomendações descritas acima pode prolongar a vida útil da sua caixilharia.
Desenhe o seu Orçamento em apenas 6 Passos
Por favor selecione uma opção.
Por favor selecione uma opção.
Por favor selecione pelo menos uma opção.
Por favor preencha ambos os campos.
Por favor, preencha os campos obrigatórios.